'Adeus você' é uma obra prima, uma das melhores de Los Hermanos. Como sempre esses hermanos conseguem arrancar um sentimento vivido e torná-lo em uma mistura de sons e palavras que nos perfura profundamente a alma. Eu escolhi fazer deste o meu primeiro post, pois essa música realmente conseguiu extrair de mim sentimentos que eu considerava inexplicáveis.Só gênios ,como Camelo ,pra conseguir exprimir o que sentimos e fazer com que nós venhamos a compreender os nossos próprios sentimentos. Já ouvi de alguns colegas interpretações para esta música, por isso não quero dizer que esta minha interpretação é verdadeira e única , mas ela consegue explicar muito bem o momento que vivo, por isso considero que essa interpretação é verdadeira pra minha pessoa.Cada música toca uma pessoa de um jeito diferente e às vezes a mesma pessoa em momentos diferentes vivenciam a música de maneiras distintas, ou seja a interação entre a música, a pessoa e o momento vivido por ela vai fazer você ver a música de modo singlar. Quando eu era mais novo escutava link park no DISK MTV( ...bem novinho...) e achava massa link park, p.o.d., entre outros rocks americanos e sempre quando passava um clipe de Los Hermanos ficava puto, pensando comigo que banda chata da porra, mas como já disse anteriormente o momento que você vive faz a música que você escuta.
Essa música fala de um relacionamento que acabou por algum motivo, o tal motivo não é citado na música de Los Hermanos e por isso deixa aquele clima em questão, pode ser tanto o meu quanto o seu motivo. Mas como nesse caso a música é minha o caso foi um término de um namoro por motivos que parecem ser semelhantes aos escondidos na música dos Hemanos. Vou colocar aqui um link com a letra pra quem quiser ver, mas vou citando-a aos poucos e tentando dissecá-la...http://letras.terra.com.br/los-hermanos/69088/ . Vamos lá.
Adeus você
Eu hoje vou pro lado de lá
Eu tô levando tudo de mim
Que é pra não ter razão pra chorar
Vê se te alimenta
E não pensa que eu fui por não te amar
Adeus você é uma música em que o eu-lírico se dirige a alguém desde o início em tom de despidida. A letra se completa com o som melancólico inicial da guitarra chorando por conta da tal despedida. Ele começa dizendo que vai pra outro lado, aí entra a subjetividade da música, alguns dirão que há uma morte física, mas pra mim este não e o quê da música, por razões que levantarei mais adiante. O lado de lá pra mim seria um lado que não seja o lado de cá, ou seja, o lado da pessoa com a qual ele vivia e teve que deixá-la.Então ele solta a frase que mais perspicaz que eu vejo nessa música: 'Eu tô levando tudo de mim que é pra não ter razão pra chorar' , ou seja o eu-lírico tenta esquecer esse relacionamento, de forma que se ele deixar parte dele nesse relacionamento ele irá sofrer.Ele quer levar todas as partes dele, lembranças, sentimentos, todos os momentos vividos juntos com esta pessoa que ele estava.E o interessante é que pelo jeito que ele fala, que se ele deixar parte dele, ele terá sim razão pra chorar, ou seja, existe algo que faz com que ele ainda esteja ligado àquele relacionamento. E este algo se confirma quando ele mostra o cuidado com ela dizendo pra ela se alimentar e deixando bem claro que o motivo do término deste relacionamento não foi o de não amá-la. Ele deixa bem claro que a ama, mas alguma coisa os impede de viverem juntos.Então qual seria este motivo? Prossigamos...
Cuida do teu
Pra que ninguém te jogue no chão
Procure dividir-se em alguém
Procure-me em qualquer confusão
Levanta e te sustenta
E não pensa que eu fui por não te amar
Novamente ele mostra seu cuidado e carinho pela pessoa amada, dizendo pra ela se cuidar pra que ninguém a trate mal, que ela seja forte. Ele a aconselha a dividir-se em alguém. Mas que conselho seria esse? Penso eu que ele manda ela guardar seu tesouro em vários locais pra que não venha alguém e o leve embor, ou seja não deposites a tua esperança em uma única pessoa. O eu-lírico pode estar tentando fazer com que ela não faça novamente o que ela possa vir a ter feito depositando toda sua esperança naquele relacionamento que agora teria se acabado.Ele está sempre diposto a ajudá-la, ou seja, ele está por perto pra ajudá-la quando ela precisar Ele pede que ela se levante, que ela seja forte e reitera dizendo que o fim do relacionamento não é por que ele não a ama mais.
Quero ver você maior, meu bem
Pra que minha vida siga adiante
O refrão mostra uma contradição que ocorre em sua mente, ele disse que ia levando tudo dele pra não ter razão pra chorar, mas vejam que ele diz que a vida dele só seguirá adiante quando ele vê-la maior, ou seja, quando ela estiver recuperada do fim do comprosso entre os dois. Essa contradição mostra bem a realidade dele por que ela tenta nos dizer que ele apesar de amá-la não ficará com ela e quer esquecê-la.É, na verdade, um sentimento ambíguo. Mas isso também mostra a preocupação dele com ela, sabendo do mal que ele a fez por tê-la dado esperanças que ele mesmo acabou o que nos faz lembrar o conselho que ele já deu:'Procure dividir-se em alguém'.Ele espera que ela recupere sua vida pra que ele possa tirar esse peso das costas e recuperar a dele também, pois ele sempre estará magoado por tê-la dado esperanças e depois tê-la feito sofrer tanto.É interessante ver o encaixe da música com a letra que parece ficar mais tensa e deixa aquela guitarra chorada que volta novamente no próximo trecho.Ele ao mesmo tempo que se mostra tenso quanto a situação, mostra também uma tensão na música.Ele depende dela pra continuar sua vida feliz.
Adeus você
Não venha mais me negacear
Teu choro não me faz desistir
Teu riso não me faz reclinar
Acalma essa tormenta
E se agüenta, que eu vou pro meu lugar
Ele agora se mostra certo de sua decisão que apesar de parecer sem grande motivo aparenta convicção diante de sua decisão.Ele diz que não adianta ela tentar o iludi-lo, pois nem seu choro nem seu sorriso o fará desistir da decisão que ele tomou. Ele diz aqui que apesar de ele sofrer, ele não vai ficar com ela apesar dos bons momentos vividos , nem tão pouco seu choro o fará ficar com ela por pena. Ele pede novamente pra ela segurar a barra que ele está indo pra um lugar que em sua concepção será melhor pra ele, e ele o chama de 'meu lugar'. Apesar de todos os conflitos em sua mente, ele precisa encontrar esse lugar dele que está em algum lugar que ele não possa ir com ela, apesar de amá-la.
É bom...
Às vezes se perder
Sem ter porque
Sem ter razão
É um dom...
Saber envaidecer
Por si
Saber mudar de tom
Nesse ponto a música muda totalmente o seu estilo e a letra também, ele começa a explicar o seu motivo.Na verdade, ele não tem um motivo maior ( que seja explicável a ela) ele apenas precisa viver algo novo e diferente. Ele cansou de ter toda aquela vida planejada. Ele não quer mais ter um futuro tão bem definido como ele expressa dizendo que é bom ás vezes se perder sem ter porque, sem ter razão. Ele procura uma vida nova sem tanta preocupação com o futuro.Ele quer ser livre, quer viver a vida sem planos.Uma das coisas que eu acho mais legais nessa música é a consonância da letra com o som. Nesse momento a música se perde, sai do seu rumo. Ela sai do que seria normal para a continuação daquela música, as guitarras se calam e os instrumentos de sopro definem um ritmo inconstante com notas imprevisíveis que não casam com notas habituais que acompanhariam normalmente esse tipo de música. As notas distoam da vocalização, mas isso a torna perfeita.As notas refletem a vida sem planos que ele almeja. Ao dizer que é um dom saber envaidecer, ele diz que acabar sem motivos é uma vaidade, ou seja , por ele mesmo, ele pode estar negando uma coisa que talvez fosse melhor para ele. É brilhante esse 'mudar de tom' , ele fala em mudar a vida, mas também dá novo tom a música também. , ele coloca uma nota não esperada, uma nota dissonante com o trecho cantado da música.É um dom que ele mostra que sabe mudando o tom da música e que ele vai conseguir o que tanto almeja. Há um break na explicação do motivo e ele volta ao momento de tensão com a guitarra dizendo:
Quero não saber de cor, também
Pra que minha vida siga adiante
Aqui a guitarra volta novamente a dar a tensão proporcionada anteriormente.Só que desta vez ele não depende dela pra seguir a vida e sim dele prórpio. Ele diz que não quer ter tudo certo, sabendo do que virá pra que ele possa prosseguir a sua vida, mas aqui você nota que ainda há uma tensão maior do que havia, pois ele repete propositalmente várias vezes a frase ' pra que minha vida siga adiante' e a guitarra também fica repetindo o mesmo riff, mostrando que há algo preso, ou seja, algo o segura pra que sua vida siga adiante e não é a mulher, e sim ele próprio, esse é seu maior desafio e por isso que ele trava e repete como se estivesse enganchado ali. A vida dele está enganchada assim como a música. Por isso que vejo que a razão de ele a deixar é ele prório, ele ainda não se encontrou e não vai se encontrar com ela ao lado. Ele precisa encontrar uma liberdade que nem ele mesmo sabe onde está.Apesar de não querer magoá-la, ele tem que fazer isso para que ele possa ser livre. E tudo acaba novamente com os instrumentos de sopro com notas aleatórias ditando qual será o rumo de sua vida
Espero que vocês tenham gostado
Abraços
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Primeira Postagem
Galera, criei esse blog no intuito de exprimir meus sentimentos com relação às músicas que escuto e que me fazem pensar um pouco mais como ser humano.Gosto de ficar tocando meu violão durante a madrugada e viajando muitoooo. Vou fazer uma postagem mais tarde sobre uma música de Los Hermanos que gosto muito chamada Adeus Você
Assinar:
Postagens (Atom)